The Definitive Guide to Quartzite.​

O guia definitivo para o Quartzito.

Bancadas de Quartzito Natural x Quartzo Fabricado

O quartzito pode ser a pedra natural mais confusa que existe. Uma pesquisa rápida na internet revelará uma disparidade preocupante de informações. Algumas pessoas dizem que ele causa corrosão. Outras dizem que não. Às vezes, você ouve que é um híbrido entre mármore e granito. No entanto, outros relatam que é mais duro que o granito. Qual é? Por que existem relatos tão conflitantes sobre o quartzito?

Vamos usar minha ferramenta favorita – a geologia – para descobrir a resposta a esse mistério.

Vou direto ao ponto: o quartzito é comumente rotulado incorretamente. Alguns quartzitos são autênticos, mas às vezes mármore ou mármore dolomítico são rotulados como quartzito. Como cada uma dessas pedras se comporta de maneira diferente, as pessoas podem, compreensivelmente, concluir que o quartzito é variável. Mas não é; o quartzito tem propriedades muito consistentes. Infelizmente, sua  rotulagem é variável.

O que é quartzito?

O quartzito é uma rocha metamórfica composta quase existente pelo quartzo mineral. Sua vida geológica começa como grãos de areia, talvez em uma praia, duna deserta ou leito de rio. Com o tempo, os grãos de areia se comprimem e se unem, formando  arenito . Se o arenito for enterrado cada vez mais profundamente sob camadas de rochas, ele se torna mais quente e comprimido. Com calor e pressão suficientes, os grãos de areia perdem sua forma original e se fundem aos seus vizinhos, formando uma rocha densa e durável. O processo é semelhante ao de flocos de neve individuais que se fundem em gelo glacial sólido.

O quartzito é geralmente branco ou de cor clara, pois a areia de quartzo é de cor clara. Minerais adicionais transportados pelas águas subterrâneas podem conferir toneladas de verde, azul ou vermelho-ferro. Os quartzitos Van Gogh e Azul Macaubas são exemplos de núcleos vibrantes.

Independentemente da cor, o quartzito é feito de uma única substância: quartzo. Isso é útil porque o quartzo possui propriedades específicas que tornam fácil distinguir outros minerais. (Observe que estou falando do quartzo mineral, não do material composto para bancadas, também chamado de quartzo.)

Propriedades do quartzito

Dureza

Não é preciso ser geólogo para apreciar a dureza e a durabilidade do quartzito. Isso não só torna uma pedra resistente, como também facilita a diferenciação entre o quartzito e os impostores. O quartzo tem dureza 7 na escala de Mohs. Isso significa que é mais duro que o vidro e que a lâmina de uma faca. Esses fatores são simples de testar com uma amostra de pedra.

Se uma rocha rotulada como quartzito para macia, então ela foi rotulada incorretamente. O termo infeliz “quartzito macio” surgiu para tentar explicar por que uma rocha rotulada como quartzito não é, na verdade, dura e durável como o quartzito verdadeiro. No entanto, não existe quartzito macio. Existe apenas um tipo de quartzito, e ele é duro. Uma rocha rotulada como quartzito macio provavelmente é mármore.

Resistência a gordura

O quartzito não sofre corrosão por ácidos como suco de limão ou vinagre. Se uma rocha rotulada como quartzito sofrer corrosão por ácido, significa que foi rotulada incorretamente. Mármore e mármore dolomítico, por outro lado, sofrem corrosão por esses ácidos. O mármore dolomítico sofre corrosão um pouco mais lentamente do que o mármore comum. Mas o quartzito não sofre corrosão por ácidos comuns de cozinha. Nem um pouco!

Porosidade

Quartzito possui uma variedade de porosidades. Alguns, como o Taj Mahal ou o Sea Pearl, foram altamente metamorfoseados, e os minerais estão fortemente unidos. Macaúbas brancas e macaúbas Calacatta foram expostas a pressão menos intensa, por isso são mais porosas e se beneficiam de selagem.

Como saber se é quartzito verdadeiro?

Eu sei o que você está pensando. Se a rocha às vezes é rotulada incorretamente, como saber o que ela realmente é? Felizmente, existe um teste fácil que qualquer um pode fazer. É o chamado  teste do vidro.

Quem deve fazer o teste de vidro? Todos. Quem vende quartzito deve fazê-lo, pois pode facilmente descobrir se a rocha está rotulada corretamente e alterar a rotulagem, se necessário. Os consumidores também devem fazer o teste de vidro, pois nem todos os showrooms leram este artigo. Vale a pena aprender o máximo possível sobre qualquer pedra que você esteja comprando (ou vendendo).

Como fazer o teste do vidro:

  • Use um filme de vidro.
  • Encontre uma parte áspera da pedra, de preferência uma borda pontiaguda.
  • Coloque o azulejo de vidro sobre uma mesa e tente arranhá-lo com uma pedra. Pressione com força.
  • Inspeção do arranhão. É mesmo um arranhão? Ou é um rastro de pó de rocha esfarelada?
  • Se a pedra for variável e tiver mais de um cor ou tipo de mineral, repita o teste em locais diferentes.

O que os resultados significam:

O quartzito verdadeiro arrisca o vidro facilmente. Você ouvirá o rangido e sentirá a abrasão no vidro. O risco resultante será evidente. É isso aí! Você tem quartzito!

Não-quartzito não deixa riscos ou deixa riscos muito tênues. Muitas vezes, a pedra escorrega no vidro. Não faz barulho. Deixa um rastro pulverulento que sai facilmente. Droga. Não é quartzito. Mas você não está feliz por saber disso agora?

E se não houver nenhuma borda quebrada para usar, como uma laje cheia com bordas epóxidas?

  • Você pode fazer um teste semelhante à lâmina de uma faca. Tente arranhar a rocha com a ponta da lâmina. O quartzito genuíno será arranhado levemente ou nem arriscado. Mármore ou mármore dolomítico serão facilmente arranhados.

Você também pode tentar o teste de gravação: 

Coloque suco de limão ou vinagre na superfície da placa, deixe agir por cerca de 15 minutos e, em seguida, limpe para verificar se a pedra foi afetada. A corrosão pode aparecer como uma área mais clara, uma área mais escura ou um local onde o acabamento brilhante da pedra perdeu o brilho. Quando exposto a ácidos como vinagre ou suco de limão, o mármore apresentará corrosão evidente. O mármore dolomítico apresentará corrosão mais sutil. O quartzito não apresentará corrosão. Observe que os ácidos fortes, como os encontrados em removedores de manchas de ferrugem, podem corroer até o mesmo granito e quartzito. Para nossos propósitos, estamos falando de ácidos comuns com os quais você cozinharia.

Esses testes simples ajudam muito a desvendar o mistério do quartzito. Além disso, você poderá fazer um pequeno trabalho de geodetecção e aprender sobre sua pedra de novas maneiras.

*Texto publicado originalmente em https://usenaturalstone.org/definitive-guide-quartzite/?utm_source=related-articles/

Na PBA Stones você encontra uma variedade de quartzitos que darão características às suas escolhas. Baixe nosso catálogo e confira. 

Buscar produto