3 PERGUNTAS A FAZER ANTES DE USAR ROCHA NATURAL EM SUA COZINHA

1. Como a rocha se comportará?

Ao considerar rocha natural para um projeto de cozinha, Tom “TK” Kenny, parceiro da

Scott Simpson Design + Build, uma empresa de design/construção integrada especializada em construção de casas, renovações históricas e projetos de construção ecológica na região de Chicagoland, sente que a pergunta mais importante a ser feita é sobre a porosidade da rocha natural que você deseja usar. “É importante saber disso, pois isso irá ditar quão fácil será manter a rocha”, diz Kenny.

Anna Gibson, AKBD, roprietária e designer-chefe da AKG Design Studio, uma empresa que fornece serviços de design de cozinha e banheiro personalizados para a área metropolitana de DC, concorda que é importante saber como uma rocha se comportará. Ela recomenda mármore para padeiros, já que é uma superfície ideal para abrir massa. Para famílias ocupadas, ela frequentemente recomenda que considerem rocha natural como granito ou quartzito por sua durabilidade e baixa manutenção. “Tivemos um cliente cujo cachorro tende a pular nos balcões”, disse Gibson. “Optamos pelo quartzito.”

LBuddy Ontra, proprietário da Ontra Stone in Bridgeport, Connecticut, sempre educa seus clientes sobre sua rocha. Ele criou um documento que fornece instruções de manutenção para a rocha, cobrindo tudo, desde expectativas de desgaste até “o que fazer e o que não fazer” para o material, para garantir que entendam como a rocha se comportará e como cuidar melhor dela. Certifique-se de conversar com seu fabricante sobre quaisquer perguntas sobre limpeza, manutenção e selagem que você possa ter sobre sua rocha.


2. 
Quão durável é a rocha?

Outra coisa importante a considerar é a durabilidade da rocha. O tipo de rocha natural que você escolhe em uma cozinha irá ditar como você viverá no espaço, diz Kenny. Ele frequentemente recomenda quartzito porque tem muitas das características que os proprietários desejam – é bonito, mas sua durabilidade também o torna relativamente de baixa manutenção.

“O quartzito é durável e fácil de limpar, mas também é tão bonito quanto outras rochas mais porosas como o mármore”, diz ele.

Alguns proprietários podem pensar que o fato de usarem suas cozinhas e serem rigorosos com suas bancadas significa que não devem escolher rocha natural. Nossos especialistas recomendam não subestimar a durabilidade da rocha real. Kenny observa: “Uma rocha natural oferece profundidade que um material sintético, por melhor que seja, nunca pode imitar.” Além da durabilidade do material, Kenny aprecia que a habilidade do extrator, fabricante e instalador pode brilhar através do material: “Você pode ver o trabalho árduo de alguém que trabalhou nisso para torná-lo ainda mais bonito.” Isso não é possível com um produto sintético.

3. Quão espessa é a chapa de rocha natural e que tipo de acabamento é preferido?

 

Finalmente, além da densidade e resistência da rocha, você deve considerar a espessura da chapa, aconselha Kenny. “Podemos cortar a rocha para fazê-la parecer mais espessa, mas isso ainda deve ser considerado se você quiser evitar esse trabalho adicional”, acrescenta.

As pessoas também devem pensar em que tipo de acabamento preferem. Kenny observa que muitos de seus clientes proprietários estão se inclinando para um acabamento aveludado, que, segundo ele, adiciona textura. Acabamentos acetinados ou aveludados também estão crescendo em popularidade para rochas de cores claras, pois tendem a disfarçar marcas de corrosão.

Rochas naturais como arte

No final das contas, muitas pessoas são atraídas pela pedra natural por ser única e exclusiva. Nenhuma placa é igual à outra, o que significa que você sempre terá uma cozinha única. 

 “A pedra natural é como observar uma obra de arte: você sempre encontra algo novo para olhar, outro detalhe que pode ter passado despercebido quando você a limpou depois do café da manhã”, diz Gibson.

Kenny concorda. “Não existem duas pedras iguais”, ele acrescenta. “Algumas têm explosões de cores em que você quase pode ver a violência da criação, como quando um vulcão entra em erupção. Mas, às vezes, essa criação é paciente, resultado de milhões de anos de pressão tectônica.”

*Texto originalmente publicado em https://usenaturalstone.org/3-questions-to-ask-before-using-natural-stone-in-your-kitchen/ 

Na PBA Stones, você pode encontrar uma variedade de quartzitos que trarão versatilidade às suas escolhas. Baixe nosso catálogo e confira.

Buscar produto